Fast

Meio Ambiente

Meio ambiente

A FAST Consultoria possui profissionais altamente qualificados para assessorar empresas no sentido de auxiliar o cumprimento das exigências técnicas dos órgãos fiscalizadores, objetivando reduzir os impactos ambientais promovendo o desenvolvimento sustentável.

Conheça nossos serviços

Faça com quem realmente entende da ciência e tecnologia

AVALIAÇÃO DE RUÍDO AMBIENTAL – NBR 10151:2019 / CONAMA 01-1990 / ISO 14001

A NBR 10151:2019 / CONAMA 01/1990 estabelece os procedimentos técnicos a serem adotados na execução de medições de níveis de pressão sonora em ambientes internos e externos às edificações, bem como procedimentos e limites de avaliação dos resultados em função da finalidade de uso e ocupação do solo. É importante salientar que a referida norma visa a saúde humana e o sossego público, de modo a caracterizar os ambientes sonoros em áreas habitadas, independentemente de reclamações.

Para as avaliações dos níveis de pressão sonora, deve-se utilizar um sonômetro que atende integralmente a IEC 61672 (todas as partes).

Com o objetivo de prestar um serviço de excelência, a FAST Consultoria adota o sonômetro francês da marca 01 dB – FUSION – Classe 1 com aprovação de modelo no órgão PTB (órgão alemão que faz a aprovação de modelos em sonômetros). Todos os dados da medição são tratados em um software denominado dBTrait garantindo maior confiabilidade e precisão das medições.

O relatório técnico apresenta diversas informações, tais como: instrumental disponível e método de avaliação, desenho esquemático dos pontos de medição, características das fontes sonoras, tipos de ruído (intrusivos, total, específico, residual, tonal, impulsivo), métodos de avaliação (simplificado, detalhado), bem como análise dos resultados e emissão de parecer técnico.

AUDITORIAS AMBIENTAIS

Com base na documentação do SGA (Sistema de Gestão Ambiental) nossos profissionais realizam a identificação dos aspectos e impactos ambientais levando em consideração a atividade do empreendimento e organização.

É importante lembrar que a base para a abordagem do sistema de gestão e auditorias ambientais é fundamentada no conceito Plan-Do-Check-Act (PDCA). O ciclo PDCA pode ser aplicado com o objetivo de promover um processo de melhoria contínua.

A FAST Consultoria auxiliar e implementa as referidas ações seguindo os preceitos dos procedimentos definidos na NBR 14001:2015 – Sistemas de gestão ambiental — Requisitos com orientações para uso.

ESTUDO DE IMPACTO DE VIZINHANÇA

O Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) é um estudo técnico com base na Lei nº 10.257 de 10 de julho de 2001 que deve ser realizado para a concessão de licenças e autorizações de construção, ampliação ou funcionamento de empreendimentos ou atividades que possam afetar a qualidade de vida da população residente na área ou nas proximidades.

O EIV será executado de forma a contemplar os efeitos positivos e negativos do empreendimento ou atividade quanto à qualidade de vida da população residente na área e suas proximidades, incluindo a análise, no mínimo, das seguintes questões: adensamento populacional, equipamentos urbanos e comunitários, uso e ocupação do solo, valorização imobiliária, geração de tráfego e demanda por transporte público, ventilação e iluminação, paisagem urbana e patrimônio natural e cultural.
A FAST Consultoria possui profissionais capacitados para assessorar os empreendimentos ou atividades no cumprimento da referida legislação e elaboração do EIV (Estudo de Impacto de Vizinhança).

LICENCIAMENTO AMBIENTAL

É o procedimento no qual o poder público autoriza e acompanha a implantação e a operação de atividades que utilizam recursos naturais ou que sejam consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras.

É obrigação das organizações buscarem o licenciamento ambiental junto ao órgão competente, desde as etapas iniciais de seu planejamento e instalação até a sua efetiva operação.

O processo de licenciamento ambiental é constituído de três tipos de licenças, a saber: Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO).

A FAST Consultoria possui profissionais altamente qualificados para assessorar empresas no sentido de auxiliar o cumprimento das exigências técnicas dos órgãos fiscalizadores, objetivando reduzir os impactos ambientais promovendo o desenvolvimento sustentável.

PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e legislação ambiental local a elaboração do Plano de Gerenciamentos de Resíduos Sólidos é obrigatória para diversas categorias de geradores (industriais, comerciais, rurais, construção civil, entre outras).

O Plano deve estabelecer um Programa de tratamento adequado a cada empresa, características, classificação, quantidades e risco de impacto ambiental do resíduo gerado, conforme Lei º 12305/2010 – Ministério do Meio Ambiente.

AVALIAÇÃO DE VIBRAÇÃO AMBIENTAL

É de fundamental importância realizar o monitoramento de vibração ambiental. A literatura científica apresenta diversos estudos sobre problemas que podem atingir pessoas e também edificações, casas, bem como construções diversas.
O objetivo da avaliação de vibração ambiental é verificar o impacto em edificações e pessoas. Utilizamos um acelerômetro com sensibilidade específica e calibrador em laboratório. A avaliação deve levar em consideração o eixo X, Y e Z.
Sendo assim, é imprescindível efetuar uma campanha de monitoramento e avaliação dos níveis de vibração ambiental para posteriormente comparar com estudos e parâmetros técnicos e científicos.